borboletas

borboletas

borboletas

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013


E o Carnaval chegou!

Quem nunca ouviu uma Marchinha de Carnaval?  Este gênero musical predominou no Carnaval do brasileiros dos anos 20 aos anos 60, mas ainda podemos ouvir muitas delas nos dias atuais. Saiba mais  em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Marchinha_de_Carnaval. Mas o legal mesmo é trabalhar este gênero musical nas salas de aula (Trabalho este já realizado por Angelina Rodrigues - Professora de Matemática e atual Diretora desta U.E. - e Fernanda Netto - Professora de História). 

Objetivo:

Utilizar as marchinhas para um processo de reflexão e conscientização sobre temas do dia-a-dia.

Como fazer? 

Leve para sala de aula os trechos das marchinhas e divida a turma em grupos, com 4 componente,cada. Distribua trechos diferentes para eles. Se houver tempo hábil peça que eles pesquisem.
Convide a turma para ouvir as marchinhas, dançarem, expressarem opiniões sobre as letras.
Abra espaço para um debate coletivo.
Para finalizar, confeccione com os alunos um mural para expor na sala de aula.


Alguns exemplos:

ALLAH-LÁ-Ô
(Haroldo Lobo-Nássara, 1940)

Allah-lá-ô, ô ô ô ô ô ô

Mas que calor, ô ô ô ô ô ô
Atravessamos o deserto do Saara
O sol estava quente
Queimou a nossa cara

Abordar o calor que faz na Cidade do Rio de Janeiro, a importância de se hidratar o tempo todo, ...

-------------------------------------------------------------------------------------

AURORA
(Mário Lago-Roberto Roberti, 1940)

Se você fosse sincera 
Ô ô ô ô Aurora
Veja só que bom que era 
Ô ô ô ô Aurora

Uma sugestão é discutir com a turma sobre sinceridade, amor, fidelidade...

----------------------------------------------------------------------------------------


BANDEIRA BRANCA
(Max Nunes-Laércio Alves, 1969)

Bandeira branca amor
Não posso mais
Pela saudade que me invade
Eu peço paz

Assuntos : humildade, perdão, tranquilidade, paz...
---------------------------------------------------------------------------------------

CABELEIRA DO ZEZÉ
(João Roberto Kelly-Roberto Faissal, 1963)

Olha a cabeleira do zezé
Será que ele é
Será que ele é

Podemos trabalhar a diversidade ....

------------------------------------------------------------------------------------

Aproveitem o CARNAVAL 2013
com muita DIVERSÃO e CONSCIENTIZAÇÃO!



Equipe IPEG






Nenhum comentário:

Postar um comentário